A compra e venda de metais preciosos tem ganho cada vez mais adeptos. A conjuntura económica dos últimos anos apela a novas formas de investimento e à rentabilização de bens, o que explica o crescente interesse em metais preciosos. Entre os itens mais procurados estão os objetos de ouro ou prata.
Mas quando se dirige a uma loja especializada na compra e venda de metais preciosos, como saber se está a fazer um bom negócio? Tanto na compra como na venda, existem pequenas coisas a ter em consideração e que vão fazer toda a diferença. Siga as dicas!
5 dicas para a compra de objetos com metais preciosos
Escolha estabelecimentos credenciados
Para comprar artigos com metais preciosos em segunda mão, visite uma loja especializada neste tipo de transações. Só estes estabelecimentos estão devidamente credenciados e certificados.
Além disso, respeitam o RJOC, (Regime Jurídico da Ourivesaria e das Contrastarias, Lei n.º98/2015), o que garante a legalidade e proteção de todos os envolvidos na transação. Não aceda a locais não licenciados para o efeito.
Analise os artigos com metais preciosos
Analise os itens do seu interesse e verifique se estão em bom estado de conservação.
Confirme todas as informações
Confirme se os objetos que pretende adquirir estão marcados com todas as informações de relevância, como o peso, o valor de aquisição, o tipo de metal precioso e a sua classificação.
Cotação diária
Segundo a lei, os estabelecimentos de venda de artigos de metal precioso usado devem ter afixada a cotação diária dos diversos metais preciosos, nomeadamente ouro, prata, platina e paládio. Confirme se a mesma está a ser utilizada para obter o valor do seu objeto de valor.
Certifique-se que os artigos estão elegíveis para venda
Não ceda à tentação de comprar objetos com metais preciosos sem garantir que estes podem efetivamente ser vendidos. As lojas da especialidade são obrigadas a enviar periodicamente à Polícia Judiciária uma listagem de todos os artigos comprados, garantindo assim que o artigo a adquirir se encontra em condições para venda.
5 dicas para a venda de objetos de metais preciosos
Venda em lojas especializadas
Para vender os seus bens dirija-se a uma loja especializada neste setor. Os profissionais da ourivesaria e da contrastaria estão habilitados a realizar uma avaliação pormenorizada aos artigos que tem para venda.
Licenciamento do estabelecimento
Confirme que o estabelecimento tem licenciamento para venda de artigos usados com materiais preciosos.
Avaliação na sua presença
A avaliação dos bens deve ser realizada na sua presença, para que possa acompanhar todo o processo com confiança e transparência.
Objetos obrigatórios
Segundo a lei, os estabelecimentos que compram os seus objetos preciosos devem ter uma lupa e uma balança sujeita a controlo metrológico. Verifique se as balanças de pesagem dos seus artigos são apropriadas.
Toda a documentação do seu lado
Ao vender os seus artigos, peça a documentação de venda do ouro ou de outros metais preciosos, onde deve constar o valor pelo qual foi vendido, o seu peso e a indicação da loja.
Se gostaria de obter um rendimento extra ou se está interessado em investir em em metais preciosos está no sítio certo.
Na Valores, especialistas na compra e venda de ouro, pode encontrar uma vasta gama de artigos em segunda mão, a preços imperdíveis ou, se preferir, realizar a venda dos seus bens de forma rápida e segura.
Com a opção VOC24 pode ficar com a possibilidade de voltar a adquirir os seus artigos em até 24 meses. Conheça 5 vantagens deste serviço exclusivo Valores.