As oportunidades de ouro existem!

Vivemos tempos de escolhas infinitas, tudo está em potência! A informação é partilhada sem fronteiras, a comunicação aproxima pessoas geograficamente dispersas, os negócios fazem-se à escala mundial! Mas será que somos capazes de identificar as oportunidades mais importantes ao ponto de valorizar apenas a oportunidade dourada?

As oportunidades são uma espécie de caminhos que exigem capacidade de descoberta do que realmente importa, de escolha deliberada e estratégica! Implicam a avaliação do impacto futuro!

A verdade é que as pessoas procuram oportunidades de ouro, que produzem impacto nas suas vidas pessoais e profissionais. A boa notícia é que estas oportunidades surgem diariamente! Para as identificar, é importante ter liberdade criativa para fazer a escolha certa!

Neste artigo, apresentamos um roteiro essencial com cinco passos que visam ajudar a responder a uma questão: que oportunidade de ouro quero escolher?

Importa começar por esclarecer que a resposta estará na escolha de menos mas de melhores oportunidades! Para o efeito:

1 – Viver com intenção – identificar a área na qual consegue, verdadeiramente, acrescentar valor. Trata-se de esclarecer em que contexto consegue dar o maior contributo para fazer as coisas certas.

2 – Ser seletivo – pensar e identificar todas as oportunidades. Explorar e avaliar. Filtrar e escolher apenas as oportunidades mais importantes, as que realmente importam. Só as oportunidades verdadeiramente essenciais permitem aceder ao maior potencial que cada pessoa tem. 

3 – Fazer concessões – para conseguir a oportunidade de ouro é fundamental aceitar que só algumas realmente importam. Assim, ao fazer concessões é capaz de identificar algumas oportunidades boas e de eliminar de forma deliberada e estratégica todas as oportunidades que não são essenciais.

4 – Concentrar no essencial – reduzir e simplificar as opções. Trata-se de perceber melhor as adversidades e os obstáculos a eliminar e, por outro lado, estar mais alerta para executar de forma eficiente, produtiva e eficaz.

5 – Disfrutar do caminho – alcançar novos níveis de sucesso. Identificar a oportunidade certa, da forma certa, no momento certo!

Assim, é essencial procurar respostas para as três questões:

“A coisa certa – O quê”?

“A razão certa – Porquê”?

“O tempo certo – Quando”?

Trata-se de fazer uma busca avançada, na nossa mente, pela oportunidade que “me inspira”!

Maior montra de ouro ao ar livre

A tradição manteve-se na Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo. O desfile da Mordomia é um verdadeiro museu vivo e a edição deste ano contou com um número recorde de mordomas com centenas de quilos de ouro ao peito.

Reunimos cinco curiosidades sobre o evento considerado a maior montra de ouro ao ar livre, em Portugal!

*Desfile da Mordomia

É o momento de exibir os belos trajes, que ganham mais brilho pelo ouro que carregam. Por entre beleza e orgulho, as mordomas desfilam pelas principais ruas de Viana, enchem-se da típica chieira natural e cumprimentam as milhares de pessoas que assistem ao desfile.

*Desfilaram 708 mordomas, na edição de 2022

As mordomas de todas as idades fazem a alegria da festividade. Este ano foi registado um número recorde de mais de 700 participantes – recorde-se que na última edição, ocorrida em 2019, participaram no desfile 619 mordomas.

Todas as edições registam a presença de mordomas de provenientes de vários países, nomeadamente, França, Luxemburgo, Brasil, Andorra, Reino Unido e até da República Checa.

De referir que há mordomas que desfilam há mais de 50 anos, com todo o seu esplendor.

*Cerca de 2,5 quilos em média

As 700 mordomas carregam ao peito dezenas de quilos de ouro, peças seculares que reunem entre a família e amigos.

*Exibidos mais de 90 milhões de euros em ouro

A estimativa do valor total do ouro que as mordomas usaram foi calculada com base no preço da grama a 47 euros (em julho de 2022), e nos 2,5 quilogramas, em média.

*Preço do ouro em alta

O ouro continua a subir exponencialmente. A tendência verificada antes da guerra na Ucrânia foi confirmada e estima-se que continue em alta, nomeadamente, por causa do bloqueio ao ouro da Rússia.


A Valores é composta por uma equipa de profissionais com uma vasta e longa experiência na avaliação de jóias e na transformação de metais preciosos para a indústria e investidores. O principal objectivo é o de proporcionar aos consumidores uma forma segura, conveniente e confiável de vender objetos em ouro, platina e prata e também jóias.

Se tem interesse em conhecer com mais detalhe a empresa líder de mercado em Portugal, visite o site www.valores.pt!

6 PERGUNTAS FREQUENTES QUE COLOCAM À VALORES!

A Valores é composta por uma equipa de profissionais com uma vasta e longa experiência na avaliação de joias e na transformação de metais preciosos para a indústria e investidores. A missão da Valores é a de proporcionar aos consumidores uma forma segura, conveniente e confiável de vender objetos em ouro, platina e prata e também joias.

Se tem interesse em conhecer com mais detalhe a empresa líder de mercado em Portugal, leia as respostas do Provedor do Cliente Valores!

  1. A Valores é uma empresa portuguesa?

R: Sim! É uma empresa com sede em Braga, que se dedica à comercialização e reciclagem de metais preciosos, desde 2008. Está presente nos Açores e em todo o território nacional com 46 agências, das quais 24 nos distritos de Lisboa e do Porto.  

2. O que é a Venda com Opção de Compra?

R: A Venda Com Opção de Compra – VOC é uma modalidade híbrida que tem em vista a liquidez imediata. Do lado do vendedor, as grandes vantagens são a simplicidade e a segurança. A VOC permite vender com a possibilidade de voltar a comprar. No momento da transação, fica definida a intenção de reaver as peças, mediante um conjunto simples de condições. Vender primeiro o ouro para comprar depois pode ser, realmente, a solução de compromisso se precisa de fazer face a uma situação imprevista!

3. Também vendem artigos novos?

R: Sim, a Valores Prestige faz a venda de artigos de ourivesaria novos. Disponível nas agências Valores, é possível comprar artigos novos e também usados.

4. O que é o outlet da Valores?

R: É a loja online da Valores, onde pode comprar peças usadas de ourivesaria tradicional portuguesa em ouro. Existe uma montra dedicada a moedas em ouro, onde estão disponíveis libras e meias libras a partir do século XIX.

5. É um bom negócio investir em ouro?

R: Depende do perfil de cada investidor. Se o investidor tiver um perfil conservador, ou seja, se for pouco propenso ao risco, o ouro é certamente um excelente negócio. No médio longo prazo, o investimento em ouro caracteriza-se por ter um baixo risco aliado a uma boa rentabilidade. Por exemplo, se olharmos para os últimos 10 anos verificamos que a cotação subiu cerca de 20%.


Para mais informações, por favor, contactar www.valores.pt

QUER SABER COMO ESTÃO AS RESERVAS DE OURO DE PORTUGAL?

O ouro ainda reluz nos cofres de vários países. A acumulação de reservas de ouro tem três principais funções nas economias internacionais: diminuir a oscilação de preços; estabilizar as taxas de câmbio e ajudar a diminuir a especulação.

Neste artigo, fique a conhecer as 15 maiores reservas do metal precioso – Portugal está entre elas – e a conhecer as principais vantagens das reservas de ouro.

Portugal, em 15.º lugar, detém 382,5 toneladas.
(Foto: Rádio Renascença)

Ativo de refúgio e símbolo de poder, o papel do ouro nos mercados internacionais é determinante, especialmente em alturas de crise. Nos bancos centrais a tendência é a de aumentar a exposição ao metal amarelo. É expectável que assim continue nos próximos tempos!

QUAL A POSIÇÃO DE PORTUGAL ENTRE AS MAIORES RESERVAS DE OURO DO MUNDO?

De acordo com informação do World Gold Council, referente 2020, o nosso país encontra-se no top 15 dos países com as maiores reservas de ouro do mundo. Portugal ocupa o 15.º lugar do ranking, que continua a ser liderado pelos Estados Unidos da América (EUA). A China lidera o mercado mundial de extração do metal.

Analisando os dados com mais detalhe: o tesouro norte-americano detém acima de 8 mil toneladas de ouro, mais do dobro da Alemanha (2.º lugar), com 3,36 mil toneladas, e três vezes mais do que Itália (4.º lugar) ou a França (5.º lugar), com cerca de 2,4 mil toneladas cada. Seguem-se a Rússia e a China que detêm, respetivamente, a quinta e sexta maiores reservas de ouro do mundo. Seguem-se a Suíça, Japão, Índia, Holanda, Turquia e Taiwan.


Portugal, em 15.º lugar, detém 382,5 toneladas. Mas nem todo está guardado dentro de fronteiras, “para gerir custos de custódia e potencial de valorização. Cerca de 51% do nosso ouro está guardado na Casa Forte de Reserva, no Banco de Portugal, e o restante no Banco de Inglaterra.

De acordo com informação avançada pelo Banco de Portugal (BdP), as reservas de ouro representam 10% dos ativos totais do (BdP), avaliadas em cerca de 20 mil milhões de euros. Contas feitas, significa uma valorização de cerca de 17 mil milhões, caso a instituição entendesse vender este ouro.


E QUAIS AS VANTAGENS DAS RESERVAS DE OURO?

O ouro é considerado protetor não só da subida dos preços como também da perda do poder de compra. Só em 2011, o euro rendeu 40 milhões: em seis anos, o Banco de Portugal encaixou 132 milhões com o ouro colocado no exterior.

Vejamos as quatro principais vantagens das reservas deste ativo:

  • incentivar a acumulação e conter a valorização da moeda, estimulando o crescimento das exportações.
  • garantir uma maior proteção sobre fluxos de capitais súbitos.
  • proteger a saúde financeira dos países e evitar a perda do poder de compra.
  • ajudar os países a pagar ou a assegurar juros de dívida mais baixos.

Atualmente, a instabilidade do setor financeiro levou muitos investidores a manter o ouro. Com as dúvidas sobre a qualidade dos títulos de dívida pública e o pessimismo sobre as perspectivas de crescimento das empresas, este metal precioso continua a gerar interesse. O ouro é visto como uma forma de segurança, independentemente das crises económicas ou políticas de cada país. As reservas podem, inclusivamente, ajudar as nações a importar produtos.

De resto, é expectável que no curto prazo, o ouro possa proteger nos momentos mais instáveis, minimizando as consequências provocadas pela instabilidade dos mercados. A longo prazo, o ouro é um ótimo protetor contra a inflação, pois quando os preços tendem a subir, o ouro também valoriza.

Para mais informações, contacte www.valores.pt.

10 perguntas e respostas sobre a Venda com Opção de Compra!

Vender primeiro o ouro para comprar depois pode ser a solução de compromisso se precisa de fazer face a uma situação imprevista.

A Venda Com Opção de Compra – VOC é uma modalidade híbrida que tem em vista a liquidez imediata. Do lado do cliente/vendedor, as grandes vantagens são a simplicidade e a segurança. A VOC permite vender com a possibilidade de voltar a comprar. No momento da transação, fica definida a intenção de reaver as peças, mediante um conjunto simples de condições.

Serviço exclusivo da Valores

Se lhe interessa saber mais sobre esta nova forma de vender as suas peças e de poder voltar a comprá-las, sugerimos que leia atentamente as 10 respostas do Provedor do Cliente Valores sobre a Venda com Opção de Compra!


1 – O que é a VOC?

R: é um serviço exclusivo da Valores que permite ao cliente fazer a venda de artigos em ouro, prata ou relógios com opção de os voltar a comprar. A Venda Com Opção de Compra é feita exclusivamente nas agências Valores.

2 – O que é necessário fazer?

R: Após a avaliação gratuita das peças, caso o cliente queira concretizar a venda, deve questionar no momento da transação sobre as condições e o valor para voltar a comprar.

3 – Como é feita a avaliação dos artigos?

R: A avaliação acontece nas agências Valores. O cliente leva os artigos e o cartão de cidadão. Será feita uma avaliação gratuita e uma simulação dos custos associados a uma VOC.

4 – Quanto tempo demora a concretização da VOC?

R: O processo demora cerca de 15 minutos.

5 – Quando recebo o dinheiro da venda dos artigos?

R: O cliente recebe o pagamento no momento, em numerário ou transferência bancária. De acordo com a legislação em vigor, os pagamentos de valor igual ou superior a 1.000€ têm de ser efectuados por cheque ou transferência bancária. Nessas situações, a transferência é feita na hora e é entregue o respectivo comprovativo.

6 – Como é feito o pagamento da VOC?

R: O cliente escolhe se quer fraccionar em 6, 12 ou 24 prestações. Os pagamentos são feitos através de referência de multibanco ou em numerário, numa agência Valores.

7 – É realizado um contrato?

R: Sim. São emitidos três documentos: o contrato com as cláusulas particulares; uma compra com o montante que a Valores paga ao cliente; e uma fatura com a quantia que o cliente terá de pagar à Valores caso pretenda recuperar os artigos.

8 – E se me esquecer de pagar uma prestação?

R: O sistema envia automaticamente algumas SMS como lembrete de pagamento. Caso mesmo assim se esqueça, deve entrar em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente, através do número 808 256 737 ou através do email info@valores.pt, para analisar a situação e serem indicados os passos seguintes.

9 – O que faço para recuperar as peças?

R: Após concluir todos os pagamentos, os artigos são enviados automaticamente para a agência onde efetuou a transação, no prazo máximo de uma semana. Quando os artigos chegam à loja, o cliente é informado de que já pode proceder ao seu levantamento.

10 – É obrigatório voltar a comprar os artigos?

R: Não, o cliente pode mudar de ideias e não tem de comprar. Basta não efetuar os pagamentos que o contrato é automaticamente resolvido.

Dânia Neto explica o essencial sobre a VOC

https://valores.pt/voc

Tudo o que precisa de saber antes de comprar peças em ouro usadas

A compra e venda de artigos com metal precioso usados encontra-se devidamente enquadrada na lei e regulamentada, desde logo, porque prevê a necessidade de uma licença de retalhista de compra e venda de artigos com metal precioso usados. A licença assegura a implementação de um conjunto de procedimentos que asseguram total transparência no processo de compra e venda e, desta feita, salvaguardam o consumidor.  

Pulseira em ouro usada. www.valoresoutlet.com

Se o tema lhe interessa, sugerimos a leitura integral do artigo para conhecer as obrigatoriedades a que estão sujeitos os estabelecimentos de compra e venda de artigos com metal precioso usados. Terá, igualmente, oportunidade para ler uma entrevista ao administrador da Valores, Diogo Faíscas, que apresenta a loja online Valores Outlet e as razões que estão a motivar cada vez mais pessoas a comprar objetos em ouro usado.

Anel usado em ouro. www.valoresoutlet.com

Assim, enumeram-se três questões essenciais que regulamentam a atividade dos estabelecimentos de compra e venda de artigos com metal precioso usados:

  • devem estar afixadas informações sobre a cotação diária dos metais preciosos; sobre as marcas de contrastaria de modelo oficial; o título profissional do avaliador de artigos com metais preciosos e de materiais gemológicos.
  • acompanhamento da atividade por um avaliador qualificado de artigos com metais preciosos e de materiais gemológicos.  
  • devem possuir uma lupa, uma balança verificada, sendo obrigatório o uso de instrumento de medição sujeito a controlo metrológico.

A Valores responde!

Porquê que o preço é a principal vantagem de investir em ouro em segunda mão?

Diogo Faíscas – Ao comprar ouro novo, é imputado ao consumidor os custos da matéria-prima, de produção, a margem do comerciante e o IVA. Ao comprar ouro em segunda mão, o consumidor paga apenas a matéria-prima e a margem do comerciante, uma vez que nos artigos usado, o regime de IVA é diferente (o IVA é imputado à margem de lucro do comerciante e não ao valor total do produto).

Um exemplo concreto, que ajude a perceber a vantagem relativa ao preço?

Diogo Faíscas – Ainda dentro da principal vantagem referida na questão anterior – o preço: apesar de comprar a um preço mais acessível, o valor de mercado dos objetos é o mesmo. O exemplo:

Se comprar uma pulseira nova, com 4,5 gramas de ouro 19.2K, por 495EUR, e a tentar vender no dia seguinte, deve receber um valor entre os 150EUR e os 200EUR. Por outro lado, se comprar uma pulseira usada, com os mesmos 4,5 gramas de ouro 19.2k, por 275EUR, e a tentar vender no dia seguinte, vai receber o mesmo valor que a pulseira nova (entre 150EUR e 200EUR).

Estão online cerca de 100 artigos: pulseiras, colares, anéis, brincos, pendentes: 88| moedas: 26. Quais as categorias mais procuradas?

Diogo Faíscas – Nos últimos meses temos tido um aumento de procura por moedas de ouro para investimento, nomeadamente libras e ½ libras. É uma excelente opção para quem pretende investir em ouro. Melhor até do que investir em barras.

Três fatores que contribuem para que as agências Valores sejam especializadas na compra e venda de ouro?

Diogo Faíscas – A experiência de todos os profissionais que estão na frente de loja; a formação constante e partilha de conhecimentos dentro da rede

Como acontece a avaliação dos bens?

Diogo Faíscas – Por regra, é necessário procurar as marcas de contrastaria presentes nos objetos, pesar, ver se existem pedras e se são naturais ou sintéticas.

Quais os fatores principais que pesam na avaliação das peças?

Diogo Faíscas – O peso, o toque (se é de 18K, de 19.2k, etc.) e se tem diamantes.

Como acontece a venda na valoresoutlet.com – o cliente paga as peças e só as recebe passados até 20 dias?

Diogo Faíscas – Este prazo varia de artigo para artigo, porque há artigos que estão hoje na plataforma que foram comprados a um particular há 1 semana; há outros que foram comprados há 3 semanas, etc. Por exemplo, os que foram comprados há 3 semanas, podem ser expedidos daqui a 1 semana; os que foram comprados há 2 semanas, só podem ser expedidos daqui a 2 semanas, etc. A data de entrega e/ou expedição pela transportadora está sempre explícita na página de cada artigo. Temos artigos que estão disponíveis para entrega imediata e artigos que podem demorar uma, duas ou três semanas a serem expedidos.

Que artigos estão disponíveis para entrega imediata?

Diogo Faíscas – Os artigos que estão em campanha na loja online. Normalmente aparece uma barra vermelha com uma data em contagem decrescente. Esses artigos são os que estão disponíveis para entrega num prazo máximo de 7 dias.

Qual a documentação necessária para comprar e vender peças com metal precioso usado?

Diogo Faíscas – Documento de identificação e número de contribuinte.

Caso pretenda mais informações, por favor, contacte info@valores.pt.

5 NOTAS DO CEO DA VALORES SOBRE O NOVO RECORD DA COTAÇÃO DO OURO

A subida do ouro registada nas últimas semanas ganhou um novo impulso decorrente da guerra que se vive na Europa. O metal precioso registou valores máximos históricos ao ultrapassar a fasquia dos 2 mil dólares a onça, o que se traduz num valor acumulado próximo dos 4,7%.

Tratando-se de um dos ativos de refúgio preferidos dos investidores, pedimos ao CEO da Valores para partilhar cinco notas essenciais:

CEO Valores, JChester
  1. com o conflito no leste da Europa, as bolsas têm registado enormes descidas e, quando isso acontece, “o ouro costuma fazer o caminho inverso porque é visto pelos investidores como um refúgio”.
  2. a subida da cotação do metal precioso deve-se ainda ao aumento do custo da energia e dos preços dos alimentos, uma tendência que “deverá continuar a suportar o ouro durante algum tempo”.
  3. é expectável que o preço do ouro continue a subir e que volte a atingir novos máximos históricos. A “instabilidade do mercado financeiro vai manter-se nas próximas semanas, alimentando o apetite pelo metal precioso e incrementando a sua cotação.”
  4. quando o cenário na Europa estabilizar, “é normal que este ativo de reserva de valor se acomode.”
  5. o ouro afirma-se, assim, “um dos ativos mais seguros em períodos de crise.”
46 agências Valores, em todo o país

A Valores está no mercado de compra e venda de ouro desde 2008 e disponibiliza uma equipa de especialistas, nas agências a nível nacional, devidamente habilitados para prestar mais informações e esclarecimentos sobre esta matéria! Estão, igualmente, sempre disponíveis os contatos de email info@valores.pt e a linha telefónica 808 256 737.

Transferências rápidas de dinheiro à distância de uma agência Valores

Valores – agente Western Union Valença

Vivemos em plena era digital, permanentemente conectados ainda que geograficamente distantes. Estamos cada vez mais familiarizados com soluções e serviços que facilitam a gestão quotidiana das nossas necessidades sociais, culturais, educacionais, financeiras, nomeadamente.

Por isso, este novo estilo de vida facilita a concretização de diversas decisões, não só a nível pessoal e familiar mas também profissional. Financeiramente falando, as transferências de dinheiro para todo o mundo são uma prática cada vez mais usual. As 5 vantagens de enviar dinheiro através da Valores – agente Western Union®:

  1. Ter informações rigorosas sobre as comissões, taxas de câmbio e impostos.
  2. Enviar dinheiro como desejar, para levantamento em numerário ou em conta bancária.
  3. Seguir as transferências, de uma forma rápida e fiável.
  4. Levantar em numerário ou na conta.
  5. Receber notificações quando o destinatário da transferência levantar os fundos.
As agências Valores fazem parte da rede de mais de 525 mil agentes WU

As agências Valores estão presentes de norte a sul do país, proporcionando-lhe total flexibilidade e comodidade.

Visite uma agência Valores e faça uma transferência de dinheiro fácil, rápida e de confiança!

Vender com opção de compra – 5 questões essenciais!

Se precisa de fazer face a uma situação imprevista, sugerimos que leia atentamente este artigo que apresenta uma nova forma de vender os seus artigos e poder voltar a comprá-los. Trata-se da Venda com Opção de Compra!

Assim, a Valores apresenta o serviço VOC – Venda com Opção de Compra: o cliente faz a venda dos artigos em ouro, prata ou relógios e dá a indicação de que pretende realizar a transação com a possibilidade de os voltar a comprar! Nesse momento, é informado do valor que vai receber e o valor exato que precisa de pagar para recuperar os artigos.


Se este conceito lhe interessa, sugerimos que continue a leitura porque vamos esclarecer as cinco questões essenciais!

  1. AVALIAR : Dirija-se a uma agência Valores e leve os artigos e o cartão de cidadão. Será feita uma avaliação e uma simulação dos custos associados a uma VOC, gratuitamente.  
  2. CONTRATO : No momento da celebração do contrato, são emitidos 3 documentos: um contrato com as cláusulas particulares; uma compra com o montante que a Valores paga ao cliente; e uma fatura com a quantia que o cliente terá de pagar à Valores caso pretenda recuperar os artigos. Por lei, todas as compras e vendas de artigos de metal precioso usado são comunicadas à Polícia Judiciária e todas as faturas são comunicadas à Administração Tributária.
  3. VÍNCULO : O contrato VOC só obriga a nossa empresa a vender-lhe os artigos. Não obriga o cliente a comprá-los. Se após fazer o contrato mudar de ideias, e não pretender comprar os artigos, basta não fazer os pagamentos que o contrato é automaticamente resolvido.
  4. DINHEIRO NA HORA : O valor é pago na hora em numerário ou transferência bancária. De acordo com a legislação em vigor, os pagamentos de valor igual ou superior a 1.000€ têm de ser feitos por cheque ou transferência bancária. Nessas situações, a transferência é feita e é entregue o respectivo comprovativo, no momento. O processo demora cerca de 15 minutos.
  5. PAGAMENTOS : São fraccionados em 612 ou 24 prestações e efetuados através de uma referência de multibanco ou em numerário, numa agência Valores. O sistema envia automaticamente algumas SMS como lembrete de pagamento. Caso mesmo assim se esqueça, deve entrar em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente, através do número 808 256 737 ou através do email info@valores.pt, para analisar a situação e indicados os passos seguintes.
Dânia Neto explica como funciona a Venda com Opção de Compra

Disponibilizamos o vídeo explicativo do VOC.

E pode consultar mais informações no site da Valores.

O ouro é uma reserva de valor! O CEO da Valores explica porquê.

Ao longo da história, durante as várias crises que a economia mundial já passou, o ouro nunca perdeu o valor. Bem pelo contrário, normalmente até costuma subir nessas alturas e isto deve-se ao aumento da procura! O ouro é uma reserva de valor, vamos perceber porquê!

Numa altura em que o ouro regista uma valorização média anual de 28%, comparativamente com valores de há duas décadas, a Valores é a marca de referência no mercado nacional de compra e venda de ouro, desde 2008. Com uma rede nacional de agências especializadas e cerca de uma centena de profissionais credenciados, a Valores assinala 13 anos de atividade com uma entrevista ao CEO.

JChester, CEO Valores

“O ouro é uma reserva de valor!”

Neste artigo vai ficar a conhecer informações úteis relacionadas com a evolução da cotação do ouro, as opções de investimento, algumas vantagens de investir em ouro em segunda mão, nomeadamente. 

Boa leitura!  

Que opções de investimento em ouro estão disponíveis?

JChester – Depende sempre da situação de cada pessoa!

Se o objetivo for fazer um investimento, a opção mais indicada será barras ou moedas de ouro. No entanto, se a ideia for oferecer um presente numa ocasião especial, o nosso conselho é que é melhor oferecer uma peça em ouro: anel, pulseira, colar. Daqui a 20 ou 30 anos, se a pessoa tiver alguma necessidade urgente, pode sempre optar por vender o artigo e realizar algum dinheiro. A probabilidade de o vender por um valor superior ao que custou é enorme– tendo por base o histórico da cotação nos últimos 20 anos!

A longo prazo, como classifica um investimento em barras e moedas de ouro, numa perspetiva de risco – rentabilidade?

JC – No médio-longo prazo, o investimento em ouro caracteriza-se por ter um baixo risco aliado a uma boa rentabilidade. Por exemplo, se olharmos para os últimos 10 anos verificamos que a cotação subiu cerca de 20%.

Em média, qual é o histórico da evolução da cotação do ouro, nos últimos 20 / 30 anos?

JC – Entre Novembro de 2001 e Novembro de 2021, a cotação do ouro subiu 563%. Em Novembro 2001 a onça de ouro valia pouco mais de 270USD e atualmente vale cerca de 1.790USD. Dá uma valorização média anual de 28%.

Quais as vantagens de investir em ouro em 2ª mão?

A principal vantagem é, naturalmente, o preço.

JC – Quando se adquirem artigos novos de ouro há vários custos que são imputados ao cliente, como o IVA e a própria mão de obra, nomeadamente. Por sua vez, quando se adquirem artigos de ouro usado a maior parte destes custos não existe. Por exemplo, o IVA não é imputado ao consumidor, uma vez se aplica o regime de IVA dos bens em 2ª mão. Ou seja, o imposto é imputado ao comerciante. Por outro lado, o valor da peça também é mais baixo pelo facto de ser um artigo em 2ª mão.

Assim, o valor que se paga por um artigo em 2ª mão está muito mais próximo do valor da cotação do ouro do que um artigo em novo. Um artigo de ouro usado custa menos 40% ou até 50% do que em novo, mas vale sensivelmente o mesmo. Salvo algumas exceções!

A Valores é uma empresa que se dedica à comercialização e reciclagem de metais preciosos, desde 2008. O principal objetivo é o de proporcionar aos consumidores uma forma segura, conveniente e confiável de vender objetos em ouro, platina e prata e também joias. 

De referir, de resto, que o negócio de compra de ouro é uma atividade legal de prestígio e em franco crescimento no mercado português.

Para mais informações, contacte pf info@valores.pt | 808256737.

www.valores.pt