O ouro não é todo igual. De certeza que já ouviu a expressão “Ouro fino”, que significa nada mais nada menos que o ouro no seu estado mais puro, os famosos 24K. Para além deste, existem outros 5 tipos de quilates que são bastante comuns.
No artigo de hoje, explicamos as diferenças e o que caracteriza cada um dos tipos de ouro diferentes. Saiba tudo!
O que é o quilate?
Antes de avançarmos para os diferentes tipos de quilates de ouro, é importante perceber o que é isto dos quilates. Ora, segundo o dicionário:
Quilate é a unidade de medida de peso, equivalente a 200 miligramas, usada no comércio de diamantes e pedras preciosas. Representa a quantidade de ouro fino contido numa liga, expressa em vinte e quatro avos da massa total.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Assim, existem diferentes tipos de ouro, começando nos 9K até aos 24K, sendo que quanto mais baixo for o número de quilates, menos quantidade de ouro estará presente na peça.
Ou seja, o ouro puro tem 24 quilates (999,9 milésimas de ouro). Assim, uma peça de 22 quilates contém apenas 916 milésimas de ouro.
Existem cinco tipos de quilates de ouro, confira.
Tipos de quilates de Ouro
Ouro de 24K
É ouro fino com 999,9‰ de pureza. Significa que peças de 24K são compostas apenas por ouro, não contendo mais nenhum metal. Apesar de não poder ser utilizado em peças de joalharia e ourivesaria, o ouro de 24 quilates pode ser encontrado em barras de ouro.
Ouro de 22K
Ouro de 22K significa que a peça tem 22 partes de ouro e 2 partes de outros materiais. São esses outros materiais que dão consistência às peças e impedem que estas se deformem.
Por isso é que o ouro de 22K é considerado mais sólido e robusto que o de 24K, pois permite que se movimentem e transacionem de forma mais fácil.
Ouro de 19.2K
O ouro de 19.2K é o mais utilizado em Portugal e por isso também conhecido como “ouro português” ou “ouro de lei”. A sua composição é de 19.2 partes de ouro puro e 4.8 de outros materiais. Ou seja, é composto por cerca de 80% de ouro e 20% de outros materiais.
Ouro de 18K
O ouro de 18K é o mais utilizado em joalharia por conferir mais durabilidade às joias. A sua composição é de 18 partes de ouro puro e 6 de outros materiais. Ou seja, é composto por cerca de 75% de ouro e 25% de outros materiais. São esses materiais que definem a cor do artigo.
Ouro de 14K
O ouro de 14K é o mais popular e o mais utilizado nos Estados Unidos da América (EUA). Apresenta cerca de 58,5% de ouro e, por isso, menos pureza e menos valor comercial.
Ouro de 9K
Este é o teor mais baixo ainda aceitável em joalharia. Peças com ouro de 9K contêm apenas 37,5% de ouro, ou seja, 9 partes das 24 que a constituem.
Continua com dúvidas relativamente aos diferentes tipos de quilates de ouro? Entre em contacto e tire-as connosco, somos especialistas em ouro e outros materiais de valor.