Como é calculado o valor do ouro?

Como é calculado o valor do ouro?

O valor do ouro é uma espécie de barómetro ao investimento e ao estado da economia mundial, permitindo avaliar se o mercado está num momento de instabilidade ou solidez.  

O valor do ouro depende não só da sua cotação diária, mas também de um conjunto de fatores relacionados com a peça que quer comprar ou vender. No artigo de hoje, explicamos como se chega ao valor diário do ouro, quem é a instituição responsável e que outros aspetos entram na equação. 

Como é calculado o valor do ouro? 

O valor do ouro é atualizado todos os dias às 10h30 GMT e às 15h GMT pela London Bullion Market Association (LBMA).  

Ou seja, sempre que vem a uma agência Valores para comprar ou vender ouro, o seu preço depende da cotação diária. Assim, sabe que o valor que lhe é apresentado é justo. Todos os dias atualizamos a cotação do ouro, consulte a de hoje aqui.

O que é a LBMA e como define o valor do ouro? 

A London Buillion Market Association, ou apenas LBMA, é uma associação comercial que engloba bancos de todo o mundo, mas também instituições financeiras e as partes interessadas em metais preciosos, como grandes negociantes ou refinadores.

É a LBMA, debaixo da supervisão do Banco de Inglaterra, que define os padrões do ouro e prata, assim como as boas práticas comerciais, a documentação padrão e, claro, o valor do ouro naquele dia. 

As características físicas das barras de ouro utilizadas no mercado são definidas pelo Good Delivery, um conjunto de regras estabelecidas pela LBMA. Estas incluem indicações sobre a finura, as marcas (número de série, marca do refinador, ano de fabrico), o conteúdo do ouro (medido em onças troy) e as dimensões. 

Todos os dias, cinco destas empresas, que se representam a si e a outras, têm duas teleconferências em horários fixos com o objetivo de chegar a um acordo quanto ao preço do ouro. Esta teleconferência pode durar apenas alguns minutos ou, em algumas situações, horas. 

A LBMA é a associação responsável por definir o valor do ouro.
A LBMA é a associação responsável por definir o valor do ouro.

Isso significa que o valor do ouro está na mão da LBMA? 

Não. O valor que a LBMA define para aquele dia  para o ouro naquele mesmo dia não depende só dela. Para chegar ao valor diário do ouro, a LBMA analisa um conjunto de fatores, como a oferta e a procura, a inflação e deflação, as taxas de juro, o comportamento do dólar e do euro, entre outros.

Já aqui falamos sobre o que influenciam o preço do ouro. Saiba mais! 

Como avaliamos o valor do seu ouro? 

Quando se dirige a uma das nossas agências como comprar ou vender ouro, há um conjunto de fatores que vão influenciar o valor da sua peça, para além da cotação diária. 

Tipo de peça 

O tipo de peça é importante por causa da facilidade com que pode ser vendida. Por exemplo, um fio de ouro é mais fácil de vender que um anel. 

Peso de peça 

Naturalmente, quanto mais pesada uma peça, maior será o seu valor. 

Estado de conservação 

O estado do produto também interfere com o seu valor. Se estiver num ótimo estado de conservação, sem riscos nem amolgadelas, vai receber mais dinheiro por ela. 

Antiguidade 

A antiguidade de uma peça influencia o seu valor. Contudo, se o objeto tiver como destino a fundição, o preço é mais baixo comparando com a revenda. 

Pureza do ouro 

A pureza do ouro é medida através dos quilates. Quanto mais quilates tiver, mais pura e valiosa ela é. 

Se tiver alguma dúvida sobre o ouro ou sua cotação diária, fale connosco. Somos especialistas na compra e venda de ouro e teremos todo o  gosto em responder às suas questões. 

Mais Informações


    Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial