Atendimento ao cliente, 10 atitudes a tomar todos os dias!

O sucesso de qualquer negócio depende do bom atendimento ao cliente – presencial ou online. Para o ajudar nesta tarefa, partilhamos 10 dicas essenciais sobre como melhorar a comunicação com o cliente. Só com um bom atendimento é possível alcançar um estatuto de referência e ter sucesso. Por isso, atender bem o cliente é uma estratégia de marketing e de vendas que merece cada vez mais a atenção pois é essencial para o crescimento dos negócios. Neste artigo, ficará a conhecer 10 dicas para comunicar com mais assertividade e, assim, bem atender os seus clientes!

Se este tema tem interesse para si, desejamos boa leitura!

1. Saber dar as boas-vindas

Não julgar pela aparência e saber que todos os clientes valem a pena e merecem ser bem atendidos! Cada cliente que procura a sua empresa tem de sentir que é bem-vindo! Sorrir, agradecer a visita e criar um momento especial são formas simples de saber dar as boas-vindas.

2. Transmitir conforto

O cliente precisa de se sentir confortável para perceber que vai receber a ajuda e os esclarecimentos de que necessita. Dedicar tempo é meio caminho andado para um atendimento de qualidade!

3. Atender com transparência

A honestidade é algo que se sente e o cliente precisa de sentir confiança no atendimento. Caso contrário, nunca estará totalmente confortável e disponível para fazer negócio. Aproveitar cada momento para transmitir e praticar os valores da empresa é muito importante para tornar a experiência coerente com a restante comunicação divulgada!

4. Ter calma

Saber ouvir o cliente é uma das maiores virtudes num bom atendimento! Muitas vezes o cliente está insatisfeito e irritado porque alguma coisa não correu de acordo com as expetativas. Ter serenidade para perceber o problema e saber ouvir é meio caminho andado para obter a informação necessária e para apresentar a melhor solução!

5. Estar atento

Trabalhar focado é um objetivo muito exigente, considerando que há cada vez mais solicitações online que incentivam com novos motivos de dispersão. No entanto, é essencial fazer um esforço para manter a atenção na entrada de novas solicitações de clientes, responder exatamente ao solicitado e com a rapidez possível!

6. Humanizar o atendimento

Respostas rápidas e automáticas são inevitáveis, naturalmente. Mas a humanização do atendimento continua a ser determinante para transmitir segurança e tranquilidade ao cliente. Por outro lado, quanto mais se conhecer o cliente mais fácil é personalizar e refinar o atendimento!

7. Estabelecer empatia

Vários estudos demonstram que a negociação com o cliente fica mais facilitada quando se consegue estabelecer uma conexão inicial. Começar com uma “conversa de circunstância” sobre um assunto da atualidade é excelente, desde que o tema não gere polémica!

8. Saber esclarecer

É normal o cliente ter dúvidas. É essencial que as apresente para que se crie a oportunidade de serem esclarecidas! Prestar um bom serviço de atendimento significa esclarecer os problemas do cliente de uma forma didática. Ensinar as melhores soluções, metodologias e procedimentos para cada situação que o cliente coloca. E, sempre que possível, gerar valor!

9. Manter-se informado

Cada vez mais os clientes pesquisam na internet informação antes de fazer uma compra, tomar uma decisão de investimento, por exemplo. Assim, quando estabelecem contacto já estão consideravelmente informados e, muitas vezes, procuram validar uma opinião já formada. Neste sentido, conhecer todas as novidades sobre produtos e serviços contribui para um melhor atendimento técnico. Uma situação constrangedora a evitar é quando o cliente se mostra mais informado do que a pessoa que faz o atendimento. E atenção, quando não souber responder a algo em particular, o melhor é assumir e esclarecer a questão antes de dar feedback.

10. Assumir responsabilidades

Por fim, mas não menos importante! Um bom atendimento ao cliente pressupõe ser capaz de assumir os erros, atrasos ou falhas cometidos. É essencial saber identificar esses momentos de falha. Na maioria das vezes, saber pedir desculpa é mesmo a melhor resposta a dar!

www.valores.pt

Mais Informações


    Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial